Deixe-se cuidar pela nossa grande família
- Cuidados geriátricos dignos, profissionais e personalizados -
De Quem Cuidamos?
Prestamos cuidados a homens e mulheres, estando ou não em situação de doença [independentemente do estado agudo; crónico ou paliativo].
Cada situação é única e analisada para compreender as necessidades do idoso/família; as intervenções necessárias; preços ou mensalidade.

"Somos a Escolha" e não apenas mais uma "opção" entre outras instituições, Porque:
Queremos mudar o estereótipo acerca dos Lares; Casas de Repouso; Casas de Acolhimento temporário ou permanente e "Asílos", mostrando que residir num Lar de idosos pode ser uma experiência acolhedora, de ajuda e confiança.
E com satisfação vemos objectivos a serem atingidos, quando somos acarinhados e reconhecidos tanto pelos utentes como pelos familiares.
O que nos torna uma boa escolha?
O esforço e empenho para dar qualidade aos cuidados aos idosos, tal como a dedicação para responder às suas necessidades e conquistar a sua confiança e carinho [mesmo em admissões "forçadas"].

Temos os objetivos:
» Cuidar com respeito; responsabilidade; profissionalismo e humanamente;
» Tratar cada idoso o mais personalizado possível;
» Promover melhorias nas condições de saúde e bem-estar dos idosos;
» Fortalecer a relação de confiança e ajuda entre nós, os idosos e familiares.
A equipa de profissionais é constituída por: Médico [sendo este o Diretor Técnico]; Técnicos auxiliares de geriatria; Animadora socio-cultora; Engº de higiene e segurança no trabalho; Formadora; Esteticista; Calista; Massagista; Linfoterapeuta; Enfermeira e outros colaboradores.

Cuidar com respeito e dedicação torna mais "terno" o gesto de segurar a mão a quem precisa.
E quando vivenciamos situações avançadas de doença, a dedicação e esperança são fundamentais para que nós; o idoso e os familiares lidemos com a situação. [Ana Ramos, 2018]
As nossas técnicas e meios para cuidar
Cuidados às necessidades psicobiológicas
- Meios para administrar oxigenoterapia; alimentação parentérica entre outros.
- Todas as camas são articuladas e podem ter colchão anti-escaras. Melhor repouso e prevenção e/ou tratamento anti-escaras/úlceras de pressão.
- Tentamos promover actividades motoras e os espaços ao ar livre/jardins são importantes para estimular os idosos a caminhar. Tal como a motricidade fina através de trabalhos manuais.
- Os valores analíticos são seguidos com a realização periódica de análises e exames complementares, sendo fundamental o apoio de enfermagem e médico.
- Os sinais vitais e sentidos sensoriais vão sendo sempre observados, com o ajuste posterior dos cuidados e tratamentos.
- Procuramos criar o ambiente mais favorável ao bem-estar de todos.
Cuidados às necessidades psicossociais
- O tempo passado com os nossos utentes e o conhecimento das suas histórias de vida, fortalece a comunicação e melhora os cuidados. Contudo, há que ter a noção que alguns estados de doença nos limita. Então, para além do nosso esforço é preciso a colaboração e compreensão dos familiares. Cuidamos melhor se cuidarmos em equipa.
- A aprendizagem e a recreação são resultado da participação de todos e quanto mais comunicativos, melhor. Muitas das actividades de animação socio-cultural envolvem vários idosos simultameamente. Sendo importantíssimo a intervenção da animadora socio-cultural e de outros profissionais que promovam o bem-estar, como por exemplo, a massagista.
- Temos disponíveis serviços de beleza e bem-estar para melhorar a auto-estima e imagem. Estimulamos também os idosos a continuarem a fazer os seus cuidados de higiene e conforto. Queremos contrariar o facto do avanço na idade deprimir alguns idosos.
- Espiritualmente, todas as religiões que respeitem e preservem o bem-estar de todos são valorizadas.
"A Jardinagem como terapia"
As áreas para cultivo e jardinagem estão disponíveis, tendo vindo a ser uma actividade que favorece a actividade corporal, diminui sinais de stress e metabolicamente ajuda por ex: na absorção de vitamina D e produção de melatonina que contribuí positivamente para o sono e ânimo.


"Precisamos e merecemos ser acarinhados; respeitados e cuidados, independentemente da nossa fase de vida
Acarinhemos todos os sofrem e sentem dificuldades a se auto-cuidarem e/ou a cuidarem de outros.
Respeitemos as personalidades e necessidades de todos nós.
Cuidemos de nós e de quem precisa de ser cuidado.
Sejamos uma grande família, unidos para melhorar cada dia." [Ana Carina Ramos; 2018]